segunda-feira, 6 de junho de 2011

O Que Se esconde Por Trás Do Vaidoso...


Acho de extrema sabedoria o texto abaixo, define a vaidade muito bem. Para mim, por trás de um caráter imprudente, sempre existe um desgosto.
Da vaidade
Parece despropósito afirmar que o vaidoso é um medroso que não pretende o ser. Mas é certo. O vaidoso procura convencer-se de que não tem sentido para sentir-se inseguro, posto que vale mais que os outros. Mas, se tem necessidade de o estar repetindo constantemente, é porque, no íntimo, não só duvida, como está convencido do contrário. E nessa situação, seu aparente narcisismo encobre seu íntimo desconsolo. Por isso, os homens que verdadeiramente têm valor não são, nem podem ser vaidosos; em compensação, é possível que se tornem orgulhosos (o que pode ser um defeito ético, mas nada tem a ver com o medo). Há, é claro, uma vaidade profilática e uma vaidade terapêutica do medo que se tenta dissimular. Na primeira, o indivíduo quase sempre se escuda na recordação de atitudes passadas, para conseguir ânimo "antes" de enfrentar, frente a frente, a dúvida sobre sua real e atual capacidade. Na segunda, o medo já dominou, e ele tenta livrar-se, fingindo um excesso de coragem. Tal acontece, por exemplo, quando, ao caminharmos por uma estrada deserta, sentimos as garras do Medo, e, para o afugentar, adotamos atitude de fanfarrona quixotesca: gesticulamos, sapateamos, assoviamos ou cantamos, giramos nossa bengala e com ela golpeamos folhas e arbustos. Tudo isso equivale a alardear nossa despreocupação e firmeza, quando interiormente nos sentimos a ponto de fugir espavoridos. Nunca melhor aqui se pode aplicar o ditado: "Dize-me de que te gabas e te direi o que te falta".
Por isso a tua etimologia indica que a vaidade é vã, ou seja, vazia, ineficaz, inoperante. O vaidoso é no íntimo um descrente de si mesmo, do mesmo modo que o cético é um pobre vaidoso de quanto acredita saber e acreditar.

Emilio Mira y Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário