quinta-feira, 21 de abril de 2011

Liberdade Tolhida: Marionetes Sociais

Você já parou para pensar que o que somos, na maioria das vezes, é aquilo que não gostaríamos?
“Eu faço esse curso porque ele pode me proporcionar mais grana, porque meus pais obrigaram-me”.
“Eu queria trabalhar vendendo sorvetes, mas pensarão que estou louco, caso largasse esse escritório”.
“Saio para balada e para provar que sou o gostosão da área, preciso “pegar” várias “minas!”
Ah, quantas vezes senti vontade de ligar para dizer o quanto alguém era importante, declarar sentimentos, revelar que também sou fraco, mas meu medo, meu orgulho me impossibilitou!
Uma vez li um livro que abordava que as pessoas que mais se agonizam na hora de morrer são aquelas que não fizeram aquilo que de fato gostariam.
Anulamos-nos constantemente, vamos “tampando o sol com a peneira”, retocando um “defeitinho” aqui, outro ali, se nos darmos conta de que represamos muitas coisas lindas, preferimos ser robôs, recebendo comandos externos e anulando quem de fato somos.
Somos marionetes sociais, muitas vezes familiares, precisamos provar muitas coisas, estamos constantemente preocupados com a plateia, sem nos darmos conta de que esta também é palco e personagem, como nós!
Preocupamos demais com o que as pessoas pensam, vivendo vidas alheias, à margem de nós mesmos!
O resultado?
Infelicidade, doenças psicossomáticas, amargura, inconstância de emoções, personalidades múltiplas, amamos pela metade, vivemos pela metade, não somos plenos!
Qual será a página final da sua vida? Um belo desfecho, uma história inédita ou aquela que leva sempre a  um lugar comum?
Assuma sua personalidade, ou seja, sua capacidade individual, social e exclusiva, dê o melhor de si, a você e a todos que serão presenteados pela sua exclusividade!
Denilson

2 comentários:

  1. Somos prisioneiros de uma rede invisível. Rede está chamada coerção. A sociedade exerce sobre nós esta força. Estudamos pq a sociedade nós diz q precisamos de uma faculdade para "vencer" na profissão. Trabalhamos em empregos que nos proporciona a mesma dor que uma sessão de tortura pq precisamos vencer na vida profissional e dar o melhor pra nossa família. Anulamos as coisas que gostamos de fazer para nos adaptar a uma sociedade vil e exclusitoria tudo para vencermos. Mas o que e vencer? Ter prosperidade? Ter status ao dizer sou engenheiro? Ter pseudo amigos q não compartilham nada em comum com vc pois vc aniquilou sua própria personalidade para estar inserido naquele grupo? AH! Amigos está vitoria quero bem longe de mim! Pq nós preocupamos em vencer quando podemos ser simples? pq nos preocupamos em vencer quando a vitoria e nossa infelicidade. Não está na hora de nós tornamos marginais? Sim, marginais! Aqueles que vivem a margem da grande sociedade, aqueles que são apontados como diferentes, loucos, anormais, abomináveis e acabam sendo excluídos da alta esfera social. Mas vou te contar um segredo na sarjeta social vc poderá encontrar finalmente a felicidade e verdadeiros amigos para formarem um imenso e alegre grupo de anormais. Vamos ser felizes, vamos ser marginais!

    ResponderExcluir