sexta-feira, 3 de junho de 2011

Se Bem Me Lembro...

 
O seguinte trabalho foi realizado em 2010 com meus alunos do 7º ano, embasado na proposta de atividades para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, cujo tema era “O Lugar onde Vivo”. Foi emocionante desenvolver as oficinas, ainda mais para mim que sou saudosista. Os alunos foram envolvidos em trabalhos com sequencia didática, vivenciaram o trabalho com gêneros textuais contribuindo para o desenvolvimento de sua habilidade leitora.

Entrevistada: Marilda Domingos Da S. Ribeiro
A vida não é a que a gente viveu, e sim a que
 a gente recorda, e como recorda para contá-la.

Gabriel  García Márques

Ela nasceu em São José Do Itamonte, atualmente conhecida como Itamonte (Minas Gerais) em 3 de julho de 1927 e veio para São José do Barreiro-SP em 1933, mora na cidade faz  84 anos.







Grupo: Como era o modo de viver no passado?
Marilda: Naquela época, era muito sofrido porque o cansaço era demais, e o povo queria levantar uma cidade . Mas a vida era simples não como hoje, que todo mundo tem o que quer.Como a vida era simples não era fácil ter sapato,roupa,escola muito preparada pra dar futuro melhor e também não tinha uma merenda boa,era assim: um trazia leite, outro farinha ou angu doce etc...Tinha vez que nem merenda tinha.Na escola se faltasse com respeito era castigado a  ajoelhar no milho ou apanhava , mas não era todo mundo  que podia ir à escola, porque tinha que trabalhar na lavoura para se sustentar e também sustentar a família.

Grupo: Como era o jeito de namorar?
Marilda: Na época, o jeito de namorar era se encontrando na casa dos pais, era mais ou menos assim: um homem no sofá, o pai no meio e a mulher no outro sofá, apenas podia falar um oi ou tchau e não podia ter um contato físico,se o pai ou a mãe pegasse os dois de mão dadas ou se beijando,  eles eram obrigados a casar às pressas, senão o pai encomendava a sua  morte, ainda mais se a filha ficasse mal falada pela cidade. Mas esse era o jeito rígido de namorar na época.

Grupo: Como era o jeito de brincar, quais eram as brincadeiras?
Marilda: O jeito de brincar era simples porque as pessoas mais ricas podiam comprar bonecas ou bonecos de porcelana, já as pessoas mais pobres não tinham como comprar brinquedos para seus filhos, então seus próprios filhos faziam seus brinquedos e brincavam de brincadeiras  populares como: pular corda,amarelinha,pega-pega,passa anel,roda cotia,bolinhas de gude e bonecos de pano,de palha e de madeira,não como hoje que pessoas passam horas e horas jogando vídeo game, no computador,etc.


Grupo: Como era o modo de se vestir?
Marilda: O modo de se vestir era elegante, os homens se vestiam com terno, gravata de borboleta, sapato social, bem perfumado e de chapéu ou bem penteado, já as mulheres de vestido pra baixo do joelho, meia liga, sapatilhas pretas, luvas, chapéu, guarda- sol, etc.




Grupo: Quais eram as comemorações de São José do Barreiro?
Marilda: Carnaval, Natal , Ano Novo,Festa Junina,comemorações de casamentos eram bem alegres porque o povo era unido na preparação das ruas enfeitando com tiras coloridas.







Grupo: Quais foram as transformações ocorridas na cidade?
Marilda: As transformações na cidade aconteceram aos poucos como a chegada da luz,o calçamento na cidade,chegada de carros,chegada de médicos,chegada do trem etc.

Grupo: Quais os lugares em que a senhora trabalhou?
Marilda: No Sítio São Miguel, a minha chegada foi com 10 anos, que caminhei muito até aqui porque vim de Itamonte, em Minas Gerais.

Grupo: Existe uma profissão que sumiu da cidade?
Marilda: A profissão que sumiu foi a de lavadeira, que lavava para os ricos nos rios.

Grupo:A senhora recorda de algum evento marcante na cidade?
Marilda: A festa de São José, o padroeiro da cidade.

Grupo: Deixe uma mensagem em geral para os estudantes.
Marilda: Quero deixar que o passado está no coração de todos,mas ninguém pode negar sua origem, de um povo feliz, apesar do cansaço, que ajudou a erguer uma cidade, de um povo guerreiro.


Grupo: Mário Jorge, Jonathan Barbosa, Rauly  ,Cilene  , Tatiele .


2 comentários:

  1. Muito criativo e o entrevistador conseguiu tirar muito bem as informações de uma pessoa muito sábia e com uma ótima memória.Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, acho que este trabalho é um resgate enriquecedor do passado!

    ResponderExcluir