sábado, 9 de abril de 2011

Qual o seu maior medo?

O nosso maior medo não é sermos inadequados. Os nossos maiores medos são os de sermos poderosos além da conta.
É a nossa luz, e não a nossa obscuridade que nos apavora.
Ser pequeno não serve ao mundo. Não há nada de sábio em se encolher para que as outras pessoas não se sintam inseguras ao seu redor.
Nós todos fomos feitos para brilhar, como as crianças.
Não está apenas em alguns de nós, está em todos.
E, na medida em que deixarmos nossa luz brilhar, nós inconscientemente damos às outras pessoas a permissão para fazer o mesmo na medida em que nos liberamos dos nossos medos. A nossa presença automaticamente libera os outros."
Resenha do Filme
A história real e inspiradora de um treinador que decide mostrar os diversos aspectos dos valores de uma vida. Ken Carter (Samuel L. Jackson), bem-sucedido proprietário de uma loja de artigos esportivos, aceita ser treinador do time de basquete de sua antiga escola, no subúrbio de uma cidade na Califórnia (EUA). Carter enfrenta tanto a falta de talento dos alunos quanto sua má-educação para torná-los campeões. Para isso, ele logo arma um regime duro de regras escritas, que inclui a forma dos alunos se vestirem até a forma como se respeitam.
Este é um filme onde você pode tirar muitas lições de vida. Baseado em fatos reais mostrando a dura vida dos alunos de uma escola pública nos EUA, onde seus alunos não possuem nenhuma perspectiva de vida, o que vislumbram no futuro é trabalhar como “peão”, cair nas garras do crime organizado, engravidar cedo e não ter acesso ao ensino superior.
Mesmo sendo baseado nos EUA, a situação não é muito diferente em algumas regiões do Brasil onde a realidade é a mesma, só muda a região e as pessoas.
Indo contra tudo e todos Ken Carter consegue com muita disciplina colocar os alunos no “eixo” e fazer deles vitoriosos. Infelizmente, às vezes, é preciso ter muita disciplina para poder vencer na vida. Além disso, é preciso ter determinismo, força de vontade e não desistir nunca para atingir esses objetivos.
O filme mostra também como funciona o sistema educacional, que não é muito diferente do nosso sistema. Um sistema que não prepara os alunos para a vida lá fora, não os prepara para uma universidade muito menos para o mercado de trabalho. Prepara-os para ser “peão”. Outro ponto também é com respeito à sexualidade, a falta de informação a respeito da vida sexual e das consequências de ser ter um filho, o que isso acarreta.
Outro ponto importante neste filme foi à desistência de filho de Ken Carter de estudar numa escola excelente para estudar nessa apenas pelo fato de estar e aprender com o pai que foi um dos melhores jogadores de basquete dos EUA com vários recordes. Seu filho se esforça e consegue bater todos os recordes de seu pai, com isso ganha uma bolsa de estudo para estudar em West point, a academia de formação de oficiais do exército americano.


Este é um excelente filme que traz muitas lições de vida para aqueles que o veem.

ORIGINAL:  Coach Carter (2005)
TAGS:  basquete, disciplina, drama, escola, esporte, professor, treinador, 
FALA:  "Qual o seu maior medo?"
DIRETOR:  Tomas Carter
ROTEIRISTA:  Mark Schwamahn, John Gatins
TRILHA:  Trevor Carter
136 min, drama



Nenhum comentário:

Postar um comentário