domingo, 21 de outubro de 2012

"A família não é mais a mesma"



Amigos leitores, como é bom ter família não é mesmo? Quando participamos daquelas cenas esperadas de feriado, dias festivos em que nos reunimos à mesa, informais, pai, mãe, irmãos, sobrinhos, cachorro, vovó e titia...
Segundo uma pesquisa em que li, 30% dos brasileiros não costumam  conversar durante as refeições com seus familiares.
O tema família está impregnado em nossa vida, nas novelas, na literatura, na publicidade, na música, na arte. Interessante se pensar nas mudanças sociais e suas influencias sobre as famílias. Tudo isso ocorre a partir da metade do século XX tendo  como eixo a economia, cultura, legislação, direito e muito mais.
Os principais processos econômicos que desencadearam grandes transformações na família:
- A democratização (anos 80)
- Estabilidade da economia (anos90)
- Ascensão das classes populares (2000)
As famílias de hoje refletem em queda de tamanho; mulheres sem cônjuge com filhos em que a referência familiar é a mulher e  não o homem !
Segundo o IBGE, na França as famílias vêm recebendo novos nomes: monoparentais, pluriparentais, recompostas e homoparentais.
O conceito de família passa por três períodos evolutivos:
- Família tradicional: submetida por uma autoridade patriarcal, marcada por casamentos arranjados.
- Família moderna: fundada no amor romântico (divisão do trabalho e autoridade entre os cônjuges).
- Família pós-moderna ou contemporânea: dois indivíduos buscam a realização sexual, resultando a problemática dos divórcios e  recomposições.
Observe no quadro abaixo “Cena de família de Adolfo A. Pinto, de Almeida Júnior, 1891” o retrato de uma família tradicional:
 Na cena, a figura do pai se destaca, lê em uma atitude suprema, ninguém o interrompe, trajado formalmente, não se ocupa das crianças; concentra-se absolutamente na leitura.
 Já na figura da mãe, observa-se que ela aparece ao fundo da cena, mas em posição central, introduzindo e orientando a filha nos afazeres domésticos; note que sua posição é atrás da figura do homem.
Próximos da mãe estão os membros da família, só o pai e o menino leem, as outras crianças não se dedicam a uma tarefa considerada mais nobre, ou seja, estão numa posição hierárquica inferior. A distinção entre universo masculino e feminino é clara.
As configurações nos tempos modernos do modelo familiar são outras, bem diferentes das retratadas nessa obra que vimos.
Em suma, cabe a você, leitor, a constante reflexão diante de um assunto tão polêmico:  até que ponto essas transformações são positivas?

Um comentário:

  1. Oi querido Denilson,

    Seu texto "dá pano pra mangas", como, vulgarmente, dizemos.
    O conceito de família está mudando de dia para dia, como todo o mundo sabe.
    De qualquer modo, família, é, por definição, um conjunto de pessoas, com laços afetivos e do mesmo sangue (agora, não me lembro do termo próprio. É quase uma e meia da manhã, deve ser disso).
    Família é carinho, afeto, entrega, amor, acompanhamento e sei lá mais o quê.

    Evidente que a imagem, que você colocou, e com a qual estou em desacordo, mostra bem, que tem havido avanços positivos em alguns aspetos, mas noutros não.
    Claro, que o comportamento, a distribuição e a posição daquela família é, talvez do século XIX, mas, hoje, filho não come à mesa com seus pais. Come no quarto, numa bandeja, ouvindo TV, jogando game computer ou falando ao celular.
    Se estão perdendo VÍNCULOS.

    Boa semana.
    Beijos da Luz, com ternura.

    PS: como não tenho "nada pra fazer" decidi criar em Julho um novo blog(sou louca), cujo link pode encontrar no "Afetos" mas eu passo pra você, agora.

    http://luzeseluares.blogspot.com

    Aguardo você nos meus dois blogs, tá? Obrigada.

    ResponderExcluir