segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Trabalho: Notícia (Criação & Evolução)

Este trabalho foi desenvolvido durante o estudo nas minhas aulas do gênero textual notícia.
A prof.ª de ciências, Ivonete, estava trabalhando as teorias da evolução (Darwin) e da Criação (crença religiosa), então nos agregamos com o intuito de um breve trabalho de natureza interdisciplinar.
Solicitei aos alunos, através de trabalho em grupo, que produzissem notícias sobre as teorias, como se vivessem na época.
O trabalho foi gratificante, pois a metodologia interdisciplinar possibilita o diálogo e a colaboração, desperta o desejo de inovar, pesquisar, tanto no aluno, quanto no professor.


O PROFETA DIÁRIO
PROCLAMADO O CRIACIONISMO
14/05/00 C.C.
“No 8º dia da criação, o Todo Poderoso comunica a  todos os interessados(escribas, fariseus, magos e demais fiéis) que  todo o universo inclusive a Terra foram criados por ele”
O Todo Poderoso disse que a  imprensa celestial publicará
um livro com detalhes da Criação
Em reunião ordinária, no templo central, com a presença de fiéis, desconfiados e ateus, o Todo Poderoso detalhou cada etapa de criação do Universo, da Terra e de todos os seres que nela habitam.
Deixou claro que trabalhou incansavelmente durante 6 dias; e como Ele não é “de ferro” descansou no 7º.
Hoje, mais disposto, convocou essa reunião para que, no futuro, não questionem a autoria do fato.
Disse ainda que, em breve, a imprensa celestial publicará um livro que trará detalhadamente cada fase da construção do mundo, porém para antecipar fez um breve resumo de seus atos: No1º dia: criou o céu a Terra e a luz.
No 2º dia: separou o céu das águas. 
No 3º dia: criou os rios, mares, lagos e oceanos e também o Sol; na Terra criou árvores, cada uma com um fruto diferente.
No 4º dia: criou o Sol a Lua e as estrelas, e colocou-os nos seus devidos lugares.
No 5º dia: criou os animais.
No 6º dia: criou o homem e a mulher.
No 7º dia: como já citado, descansou.
A oposição ouviu tudo calada, mas nos bastidores já se ouviam um “zum,zum,zum”, que dizia aquela célebre frase: “Há controvérsias”...Mas isso é uma outra história.

JORNAL ONTEM, HOJE SEMPRE
CIENTISTA DEFENDE A IDEIA MAIS ABSURDA DE TODOS OS TEMPOS
14/5/1863
“O biólogo inglês Charles Darwin, apresenta ao mundo o resultado de sua pesquisa, realizada em várias partes do mundo e tenta convencer a todos que as coisas não são como vemos e que nós seríamos, descendentes de um ser primitivo, do qual, também o macaco  surgiu...”
Darwin em suas pesquisas

        Depois de quase não embarcar no navio “BEAGLE”, por causa de uma mocinha chamada Fanny Owen (paixonite de infância), o jovem cientista Charles Darwin, apresentou ao mundo científico e leigo o resultado de seu trabalho de 20 anos de pesquisa. Ele viajou por várias partes do mundo para estudar e entender a origem da vida de outro ponto de vista, o da Ciência. Ele mesmo elaborou e publicou seu livro onde fala tudo sobre a Teoria da Evolução das Espécies.
Hoje em coletiva à imprensa declarou diante da plateia que nós somos descendentes de primatas, parentes dos macacos. Uma senhora desmaiou ao ouvir tamanho absurdo. Outras pessoas simplesmente deixaram o local indignadas e por detrás das cortinas diziam: “ Isso é um insulto ao Todo Poderoso, ele certamente será excomungado”. Mas o cientista continuou sua entrevista e resumiu a conversa dizendo:
“O mundo surgiu de uma grande explosão e depois de muitas mudanças, surgiram os 1º seres vivos, procariontes e unicelulares. Estes seres foram evoluindo até darem origem a todos os seres de hoje. A natureza é sábia e só sobrevivem os melhores adaptados, aqueles que herdam dos pais as características para sobreviverem e se reproduzirem. E isso eu chamo de Seleção Natural”.  
Francesco Redi e Louis Pasteur, que refutaram a Teoria da Abiogênese, ouviram tudo quietos e saíram calados.
Alguns vizinhos de Darwim, dizem que sua esposa chora e reza todos os dias para que o marido se arrependa e desminta toda essa loucura. Afinal ela quer encontrar seu querido no céu e não em outro lugar quando morrerem. O mundo está chocado. Não podemos dizer mais nada, caro leitor, a última palavra é sua. Alguns porta-vozes do Todo Poderoso dizem que Ele prefere calar-se e jamais tirar o direito de cada um  de  acreditar no que quiser.
Editores:Yuri, Isabela, Taiane, Ana Carla e Raiane


2 comentários:

  1. Bom dia querido Denilson,

    Como vai?
    Hoje, para mim, é o meu sétimo dia. Vou e estou a descansar.
    Sua postagem esá muito erudita e científica, o que, para uma mulher de Humanidades, é pouco atractiva.
    Reli, para compensar sua anterior postagem. Foi, mais que soro fisiológico, para mim.
    Bom feriado, à custa de D. Pedro IV, de Portugal.

    Beijos dependentes de luz.

    ResponderExcluir
  2. Grande Luz, estou bem. Pois é, enquanto estás a descansar, acabo de chegar do desfile da minha escola.
    Muito obrigado!
    Beijos recíprocos de afetos!

    ResponderExcluir